Estiveram presentes na Conferência usuários dos serviços, representantes governamentais, trabalhadores, prestadores de serviço, membros de conselhos existentes no município, entidades, entre outros.
O objetivo da conferência é analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão do Sistema Único da Assistência Social. O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais.
Na Cerimônia de abertura da Conferência as crianças da oficina de violão, que é oferecida no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, agraciaram o público presente com uma bela apresentação do Hino Nacional.
Na sequência a Secretária de Assistência Social, Ruth Miqueleto Honorato Baptista, apresentou um breve demonstrativo da Política de Assistência Social de nosso município.
Entre as várias atividades, foi ministrada uma palestra pela Sra. Elivete de Andrade, Mestre em Serviço Social, especialista em metodologias do ensino superior e em gerontologia, docente da Universidade do Sul de SC. Ela falou sobre o tema central da Conferência: "A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS".