A aula inaugural do mestrado profissional em Clima e Ambiente, o primeiro na área de Geociências a ser oferecido por um instituto federal brasileiro e o primeiro no Estado, será realizada na próxima quinta-feira, dia 2 de março, no auditório do Câmpus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), na avenida Mauro Ramos, 950, às 9h.
O curso, credenciado na Capes, tratará de temas relacionados a sua linha de pesquisa: climatologia e recursos naturais costeiros, e reúne pesquisadores de três campi do IFSC: Florianópolis, Itajaí e Garopaba. A aula inaugural será proferida pelo Dr.Osvaldo Moraes, diretor do Centro Nacional de Alerta de Desastres Ambientais.
O Curso
As áreas de concentração do Programa de Mestrado Profissional em Clima e Ambiente são Processos Climáticos e Ecossistemas Costeiros. A linha de pesquisa é Climatologia e Recursos Naturais Costeiros. O objetivo principal do curso é formar profissionais qualificados para compreender os processos climáticos e interpretar as múltiplas relações entre o clima, os ecossistemas costeiros e seus recursos naturais, sejam bióticos ou abióticos. O profissional egresso do curso estará apto a abordar os recursos naturais costeiros de forma a contribuir para minimizar os impactos negativos e maximizar os positivos causados por alterações ambientais e variações climáticas de curto, médio e longo prazos.
Público-alvo
Profissionais graduados em áreas de concentração afim às geociências, além de outras áreas correlatas, como Biologia Marinha, Ecologia, Cursos de Tecnologia, Ciências da Natureza, Agronomia e Engenharia Ambiental formam o público-alvo do curso. O foco será dado preferencialmente ao aluno já inserido no mercado de trabalho que traz demandas para soluções de problemas práticos encontrados no dia a dia do exercício profissional.
Assessoria de Comunicação, Marketing e Ouvidoria