O segundo roteiro turístico eco-cultural da temporada 2016 da Rede de Turismo de Observação de Baleias por Terra (TobTerra), neste sábado, na Ribanceira, em Imbituba, foi mais uma experiência inesquecível. Iniciou-se com um café da manhã tradicional no rancho de pesca artesanal do Seu Adilho, seguido de uma caminhada com condutores ambientais locais do coletivo Taiá Terra, com quem os participantes puderam aprender sobre a vegetação de restinga e apreciar as praias paradisíacas dos costões da Praia da Ribanceira, Praia Água e Praia do Porto.
Na sequência os visitantes foram recepcionados com um almoço típico na Associação Comunitária Rural De Imbituba (Acordi), onde puderam também apreciar artesanato típico de duas Associações locais de artesãos, conhecer o engenho comunitário e conversar com lideranças da agricultura familiar e da pesca artesanal, que enfrentam o desafio de manter as terras e tradições culturais do território ameaçadas pela especulação imobiliária, crescimento econômico e industrial desordenado na região.
Segundo Maiara L. Pereira, condutora ambiental local, filha e neta de agricultor e pescador, “é importante os turistas conhecerem e apreciarem não só os produtos e serviços típicos das comunidades tradicionais, mas também os desafios e dificuldades que estas comunidades enfrentam para manterem sua cultura e tradições. Assim os visitantes ajudam a valorizar as identidades culturais e a consolidá-las como importantes atrativos, ampliando as opções turísticas no território”.
O passeio finalizou com “chave de ouro”, com os participantes tendo o privilégio de observar o espetáculo de uma Baleia com seu filhote na praia da Ribanceira, um dos locais de maior avistamento destes animais no território.
Andrea Greff disse ter sido “uma experiência inesquecível que pode ser desfrutada por pessoas de todas as idades.. minha mãe, de quase sessenta anos, pensava que nào conseguiria acompanhar a caminhada, mas graças ao apoio e orientaçào dos condutores completou o percurso sem problemas e adoramos tudo”.
A rede TobTerra é integrada por várias entidades e atores, incluindo condutores ambientais autônomos e associados do Coletivo Taiá Terra, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), a Associação de Desenvolvimento Territorial Costa Catarina (ADTC), a Associação Amigos do Meio Ambiente para a ecologia, desenvolvimento e turismo sustentável (AMA), a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) e o projeto Gaia Village.
Conta com apoio do Sebrae/SC, através do projeto Rota da Baleia, e das prefeituras de Garopaba e Imbituba, entre outras instituições. A programação detalhada, inscrições e informacões para os próximos roteiros e demais atrividades da Rede TobTerra temporada 2016 podem ser conferidas na página do TobTerra no facebook ou pelo email redetobterra@gmail.com