Facebook - Na Garopaba Instagram - Na Garopaba Whatsapp - Na Garopaba

Nos siga nas redes sociais

Rede de Turismo de Observação de Baleias por Terra (TobTerra) inicia temporada 2016

Baleia Franca - Observe elas pôr terra

Aberta a temporada de roteiros turísticos eco-culturais promovidos pela Rede de Turismo de Observação de Baleias por Terra (TobTerra).

A rede é integrada por várias entidades e atores, incluindo condutores ambientais autônomos e associados do Coletivo Taiá Terra, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), a Associação de Desenvolvimento Territorial Costa Catarina (ADTC), a Associação Amigos do Meio Ambiente para a ecologia, desenvolvimento e turismo sustentável (AMA), a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) e o projeto Gaia Village.

Conta com apoio do Sebrae/SC, através do projeto Rota da Baleia, e das prefeituras de Garopaba e Imbituba, entre outras instituições.

n/d

 

Os roteiros TobTerra integram 3 atrativos: (a) receptivos culturais das comunidades de artesãos, da pesca artesanal e da agricultura familiar; (b) trilhas ecológicas acompanhadas por condutores ambientais locais; e (c) observação terrestre de Baleias Francas.

O Roteiro realizado sábado (30/07/16) abriu oficialmente a temporada 2016 com “chave de ouro”. Iniciou com a trilha do Siriú, onde os participantes puderam apreciar e aprender sobre a vegetação de restinga em meio a paisagens de dunas, ilhas, lagoas, costões e praias paradisíacas.

n/d

 

A caminhada terminou nas areias do Macacu com visitação a família do Seu Sebastião, que confecciona esteiras usando material típico do território, uma arte maravilhosa que encantou a todos. A visita foi tão emocionante que a Madalena, filha do Seu Sebastião, seu filho Ryan e a sobrinha Ana, sucessores familiares na confecção das esteiras, subiram no ônibus e acompanharam o resto do passeio com os demais participantes.

n/d

n/d

 

Segundo Amauri Cardoso, jovem agricultor familiar descendente de família tradicional de pescadores e presidente da ADTC, “Neste processo os atores locais tem tido novas oportunidades de renda com o turismo de base comunitária e cultural e encontram-se cada vez mais dispostos a melhorarem seus receptivos culturais visando ampliar as opções turísticas no território, sobretudo nos meses de baixa temporada”.

Na sequência os visitantes foram recepcionados com um almoço característico da comunidade Quilombola do Morro do Fortunato, no bairro Macacu, onde puderam comprar artesanatos típicos, doces e biscoitos feitos com produtos da agricultura orgânica local. Ouviram também histórias sobre a época da escravatura e sobre a trajetória de uma comunidade atualmente reconhecida como remanescente da cultura Quilombola, protegida por lei e apoiada por diversos projetos federais.

n/d

 

Maurílio Machado, liderança comunitária, fala sobre a trajetória da comunidade Quilombola Após o almoço os participantes visitaram o Alambique e Engenho do Seu José Constâncio, mais conhecido como Vô Zeca, no bairro Macacu, onde com sua esposa Nésia e o filho Biluca decidiram resgatar a tradição familiar de produção de cachaça orgânica e artesanal. O Engenho e Alambique foi reconstruído há cerca de uma década, mantendo as características tradicionais após estar desativado por um longo período.

 

n/d

 

Lá os visitantes degustaram e aprenderam sobre a forma tradicional de produção de Cachaça, açúcar mascavo e melado, além da farinha e outros derivados de mandioca.

A sucessão familiar está garantida com o Luiz Fernando, filho do Biluca, atualmente cursando Agronomia na UFSC, e que pretende retornar após o curso para continuar a tradição da família.

 

n/d

 

Farinhando no Engenho Artesanal do Vô Zeca, no Macacu, em Garopaba Além dos atrativos culturais e das trilhas ambientais, os roteiros da rede TobTerra também proporcionam, sempre que possível, a observação de Baleias Francas dos diversos costões do nosso litoral.

No roteiro do dia 15 de julho, por exemplo, os participantes tiveram o privilégio de observar com os pescadores artesanais do costão do Morro do Índio, na praia da Ferrugem, o espetáculo de uma Baleia com seu filhote que deram um show a parte para admiração de todos. Uma experiencia inesquecível que pode ser visualizada no

https://youtu.be/TPbISZAn0MM

 

n/d

 

n/d

De acordo com Caroline Schio, coordenadora da rede TobTerra, “nosso litoral oferece mirantes naturais ideais para a observação de Baleias por terra, a melhor forma de admirar nossas dóceis visitantes sem molestá-las”.

A programação detalhada, inscrições e informacões para os próximos roteiros e demais atrividades da Rede TobTerra temporada 2016 podem ser conferidas na página do TobTerra no facebook ou pelo email

redetobterra@gmail.com

n/d




Central de Atendimento:
(48) 9 9161 0645

Formas de Pagamento:

Cartões de Crédito

Site Seguro

Site Seguro Segurança PagSeguro Uol

Na Garopaba - Todos os direitos reservados

Produzido por: PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sistemas Web em Pelotas, RS