A Observação de Baleias Francas por Terra de Garopaba – SC, através de seu Biólogo Luiz Augusto (Guto), registrou no dia de hoje (03-08-16) em uma das enseadas usadas como berçário pelas Francas aqui na região da APA da Baleia Franca em SC, um fato inédito até então nunca visto na região ... “UMA BALEIA FRANCA ADULTA BRANCA”...
A Baleia Branca em questão é um macho, pois em determinado momento ele se virou de barriga para cima, onde foi possível ver seu órgão genital exposto.
Esse fato não é apenas inusitado pela raridade de uma Baleia Franca adulta “Branca”; e por ela estar num grupo de acasalamento, o que não é muito comum na região... mas também, pelo fato de que tal aparecimento, acontece em uma temporada terrível, pois já estamos no mês de agosto e simplesmente, não há Baleias Francas no seu Berçário em SC esse ano, simplesmente não tem baleias.
Vale salientar que o registro desse fato raríssimo, está sendo feito pela Observação de Baleias Francas por Terra, a qual não incomoda, não molesta e respeita as baleias... afinal, não usa barcos com seus motores que molestam as baleias dentro do berçário, não usa helicópteros, nem drones, nem Jet Sky, nada que venha a molestar as baleias com barulho, em seu momento mais delicado e dentro do seu berçário.
ELAS NÃO SÃO ALBINAS
Porque é errado chamar esses filhotes brancos de albino? Errado pelo simples fato deles não serem albinos, e sim terem uma predominância de manchas brancas em seu corpo, normalmente as Baleias Francas tem manchas brancas em sua barriga... então, acontece mundo afora numa proporção de 200 para 1, nascer um filhote com predominância de manchas brancas em seu corpo, o que dá a impressão deles serem albinos...
COMUNICADO CATARINENSE
FOTO - Na Garopaba Crop.