As Baleias Francas são animais impressionantes e têm um comportamento único entre os cetáceos. É a única espécie que se aproxima muito das praias e usa as enseadas da nossa região como seu berçário, o que motivou o ICM-Bio a criar a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca - APA-BF.
Durante o período que ficam aqui a mãe o alimenta com seu leite para que aumente de tamanho e engorde, pois precisam ter energia para a longa jornada de volta até a Antártida.
Desde a década de 1990 vinha existindo a atividade de avistagem de baleias a partir de barcos. Essas atitudes diversas vezes provocaram colisões e reações de afastamento das baleias, fazendo com que elas se movessem em direção a outras praias. Também surgiram estudos e evidências de que o som dos motores das embarcações reverbera nos costões das enseadas, interferindo no sistema decomunicação deste cetáceo, gerando estresse. Como muitas vezes as baleias se afastavam após a aproximação dos barcos, esta prática prejudicava quem estivesse observando os animais por terra, que vem a ser uma opção de observação mais ética e socioeconomicamente mais adequada nesta região. Além disso, a aproximação excessiva das embarcações também gerava riscos aos turistas.