Quem é ou já foi estudante conhece a animação de uma viagem de estudos com a turma toda reunida, principalmente quando há cantoria durante o trajeto. E foi durante uma viagem à Florianópolis, realizada pela professora Sandra Beatriz Koelling com os alunos da disciplina de Linguagem e Comunicação, que surgiu a ideia de unir o útil ao agradável e usar a música como ferramenta para melhorar a habilidade relacionada à expressão corporal e à linguagem artística dos estudantes. Os alunos foram questionados sobre a possibilidade da criação de um grupo musical e muitos apoiaram a ideia. Assim, nasceu o Grupo de Canto do Câmpus Garopaba, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
Desde 2014, o grupo se reúne toda quinta-feira para praticar técnica vocal e ensaiar o repertório para futuras apresentações. Este ano, o projeto foi aprovado pelo Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão (Aproex) nº 01/2015/PROEX. Os ensaios contam com o auxílio do bolsista Matheus Laurentino e com a participação do cantor e compositor pernambucano Zeh Rocha. Atualmente, o grupo é composto por alunos dos cursos técnicos concomitantes do Câmpus Garopaba, além dos estudantes da Escola de Educação Básica José Rodrigues Lopes e Maria Corrêa Saad, de Garopaba, e da Escola de Educação Básica Visconde do Rio Branco, de Imbituba. Segundo a professora Sandra, o grupo de canto tem influenciado e contribuído de várias maneiras com a formação escolar e social dos alunos, através da interação com escolas de realidades diferentes. “A convivência dos alunos contribui para a efetivação de vínculos, o estabelecimento de novas amizades e a aprendizagem sobre convivência. Os estudantes também levam para sua vida conhecimentos sobre seu aparelho fonador, como cuidar da voz, exercícios de respiração e questões como redução da timidez e da insegurança ao se comunicarem”, conta a professora.
Com menos de um ano de existência, o Grupo de Canto do Câmpus Garopaba já realizou uma apresentação, em homenagem ao Dia do Servidor, e se prepara para cantar na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Câmpus, que acontecerá entre os dias 19 e 21 de outubro.
Devido a grande procura pelo grupo vocal por parte dos servidores do IFSC e dos estudantes de outras modalidades de cursos, o projeto de extensão dará início, no dia 9 de abril, a uma oficina de canto para adultos, que deve reunir alunos dos cursos Proeja, Formação Inicial Continuada (FIC) e do curso técnico subsequente de Guia de Turismo.
Os ensaios acontecem todas as quintas-feiras, das 13h30min às 15h30min para estudantes de ensino médio de escolas públicas. Já a oficina de canto para adultos (maiores de 18 anos) acontece das 16h às 17h, também às quintas-feiras.
Para participar do grupo ou da oficina, não é necessário ter experiência musical; basta ter gosto e dedicação pela música.