Iniciativa deve contribuir para o recolhimento de cerca de 40 toneladas de lixo marinho até o fim de 2025
Da esquerda para direita: Filipe Oliveira e Martín Barbaresi
A Nauterra, empresa líder no setor de pescados enlatados no Brasil, anuncia parceria com a Eco Local Brasil, instituto com foco em promover ações operacionais de combate ao lixo marinho na costa brasileira, educação ambiental em escolas e inovar em tecnologia de recuperação no gerenciamento dos resíduos coletados nas atividades realizadas. A colaboração foi firmada na última terça-feira (18/03), por Martín Barbaresi, CEO da Nauterra Divisão América e Filipe Oliveira, fundador do Instituto. O objetivo é contribuir para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 da ONU, que visa a conservação e o uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos.
"Na Nauterra, temos a consciência de que a saúde dos oceanos é fundamental para a preservação do planeta e acreditamos que é possível criar valor para os negócios, para a sociedade e para o meio ambiente por meio de uma gestão empresarial com base na responsabilidade", afirma Martín Barbaresi, CEO da Nauterra Divisão América. "A parceria com a Eco Local é mais um exemplo de ações com foco em meio ambiente, conservação da natureza e sustentabilidade, que promovemos para gerar um impacto positivo na comunidade e contribuir para um futuro mais sustentável." .
As ações serão realizadas por meio do programa Oceano Protegido Brasil, uma iniciativa focada em ativações especiais de limpeza de áreas costeiras não habitadas ou pouco habitadas, e na realização de mutirões ambientais colaborativos que irão acontecer envolvendo os colaboradores da Nauterra ao longo do ano.
As ações visam contribuir para a remoção de cerca de 40 toneladas de lixo marinho até dezembro de 2025, conforme previsão do instituto.
"Estamos extremamente contentes com chegada da Nauterra na linha de frente de nossas ações. Atuamos há 25 anos no combate ao lixo marinho no Brasil e, a cada ano que passa, este problema que é global tem aumentado significativamente. Contar com uma empresa deste porte e com pilares de preservação ambiental é maravilhoso" diz Filipe Oliveira.
As atividades da parceria estão em linha com as boas práticas de sustentabilidade da Nauterra e o Compromisso Responsável, iniciativa que a empresa desenvolve desde 2019 com 21 objetivos a serem cumpridos até 2025 em três áreas principais: oceanos, meio ambiente, pessoas. Dentro de oceanos, um dos objetivos é a gestão de resíduos no mar, que visa promover a redução significativa de resíduos nos oceanos por meio da implementação de vários programas de melhoria colaborativa.
Sobre a Nauterra
Nauterra é uma empresa global de alimentação formada por mais de 5 mil colaboradores, fábricas e escritórios em sete países (Brasil, Espanha, Itália, El Salvador, Costa Rica, Guatemala e Argentina) e produtos distribuídos em mais de 65. A empresa, que atua de forma inovadora e sustentável, tem o propósito de aproximar as pessoas de uma alimentação saudável, conservando o melhor da natureza. Signatária do Pacto Global da ONU, a companhia assumiu um compromisso de gestão responsável com 21 objetivos, com meta de cumprimento até 2025, em três áreas chave: oceanos, meio ambiente e pessoas. No Brasil, Nauterra opera com a marca Gomes da Costa, líder no setor de pescados enlatados. Confira mais informações no site e redes sociais, LinkedIn, Instagram e Facebook.