A programação, nesta terça-feira (25), contará com apresentações de especialistas da área e abrirá espaço para debates
Brasília (DF) - Buscando promover o conhecimento técnico e especializado para o setor apícola e meliponícola, a Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial (SDR), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), realizará um webinar da Rota do Mel nesta terça-feira (25), das 19h às 22h, por meio da plataforma Teams. A programação incluirá apresentações de especialistas da área e abrirá espaço para debates entre o público e profissionais.
O webinar (seminário online) abordará temas como sanidade e morfologia das abelhas, melhoramento genético, análise sico-química dos méis, inovações tecnológicas, agregação de valor aos produtos apícolas e práticas de agroecologia e produção orgânica. O objetivo do encontro é fortalecer a cadeia produtiva, aprimorar a qualidade dos produtos e incentivar práticas sustentáveis e economicamente viáveis para o desenvolvimento do setor.
Participarão do evento especialistas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); da Universidade Federal de Sergipe (UFS); da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Programa Rotas de Integração Nacional
A Rota de Integração Nacional do Mel faz parte do Programa Rotas de Integração Nacional, coordenado pela SDR. As Rotas são redes de arranjos produtivos locais ligadas a cadeias estratégicas, com potencial para impulsionar a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável nas regiões prioritárias da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).
Atualmente, a Rota do Mel conta com 13 polos espalhados pelo país: 2 no Rio Grande do Sul; 2 em Sergipe; 1 no Paraná; 1 em Minas Gerais; 1 na Bahia; 1 em Pernambuco; 1 no Rio Grande do Norte; 1 no Ceará; 1 no Piauí; 1 no Pará e 1 no Espírito Santo. Ao todo, aproximadamente 8 mil apicultores e meliponicultores são contemplados pelo Programa.