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A dermatologista Débora Cadore e a empresária Manu Berger estão à frente do projeto Sua Pele é um Luxo - Foto: Divulgação
Totens com protetor solar gratuito instalados em Florianópolis reforçam a importância da prevenção; empresária sobrevivente do câncer de pele melanoma, mais raro e grave, se une a médica dermatologista para endossar a campanha
Com a chegada do verão, aumenta a exposição das pessoas à radiação solar, especialmente durante atividades ao ar livre. Pensando nisso, o projeto social "Sua Pele é Um Luxo", idealizado pela empresária Manu Berger, sobrevivente mais de uma vez de um dos mais graves e raros tipos de câncer de pele, se une ao movimento nacional Dezembro Laranja para, anualmente, conscientizar a população através de campanhas sobre os perigos do câncer de pele e a importância da prevenção.
A edição de 2024 traz uma iniciativa inédita: a instalação de totens de protetor solar para uso gratuito em pontos estratégicos de Florianópolis, como em beach clubs, bares, marinas e restaurantes à beira-mar, principalmente em destinos famosos da capital catarinense, como na Praia Mole, em Santo Antônio de Lisboa, Lagoa da Conceição e outras praias como Brava, Joaquina e Jurerê. Essa ação busca levar proteção e informação diretamente ao público, incentivando o uso diário de protetor solar como uma medida essencial para a saúde da pele. Neste ano, Manu Berger realiza o projeto "Sua Pele é um Luxo" em parceria com a médica dermatologista Débora Cadore, especialista em Oncologia Cutânea e profissional atuante na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele.
Entre os locais parceiros que já abraçaram a causa, estão os paradores de praia Mona (Joaquina) e Barraco da Mole (Praia Mole); a Marina da Lagoa e o Restaurante Marquês, na Lagoa da Conceição; a Fazendinha, na SC 401, em Santo Antônio de Lisboa; e no calçadão do Jurerê Open Shopping, em Jurerê Internacional.
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"Assim que fomos procurados pela organização da campanha acatamos na hora a parceria, por sermos um ponto estratégico em um dos principais acessos à Praia Mole, um dos destinos mais procurados em Floripa no verão. Por aqui passam centenas de pessoas todos os dias, principalmente na alta temporada, e contar com protetor solar gratuito para todos será de grande importância", destaca o empresário Pinho Menezes, proprietário do Barraco da Mole.
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Uma questão de saúde pública
O câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil, correspondendo a 33% dos diagnósticos de câncer no país, segundo o INCA. Em 2022, foram estimados cerca de 8.980 novos casos de melanoma, a forma mais agressiva da doença - justamente a que acometeu duas vezes a empresária Manu Berger. A maioria dos casos está diretamente ligado à exposição solar sem proteção adequada, sendo altamente curáveis quando detectados precocemente.
Para reforçar a mensagem de conscientização, o projeto visa ultrapassar a marca de distribuição de 100 litros de protetor solar em 2023. "Vamos abastecer os totens com protetor solar regularmente, para garantir proteção ao público até pelo menos o fim do mês de janeiro, e não somente no mês da campanha Dezembro Laranja. E para 2025 eu e a Manu Berger estaremos juntas novamente e pretendemos ampliar ainda mais o alcance da campanha", destaca a médica dermatologista Débora Cadore.
Um projeto com história e impacto
O "Sua Pele é Um Luxo" nasceu em 2019, com um evento no Parque do Povo, em São Paulo. Desde então, expandiu suas atividades promovendo todos os anos debates, lives, parcerias e ações de impacto que beneficiaram entidades filantrópicas como Pimp My Carroça (São Paulo), Equipe do Bem (Santa Catarina) e Cabruca Cooperativa (Bahia), distribuindo protetores solares para comunidades vulneráveis.
"Acredito no poder da informação e na prevenção como caminhos para salvar vidas. Minha experiência pessoal com o melanoma me mostrou a importância de iniciativas como essa, que unem educação e acessibilidade. Na primeira vez que recebi a notícia que estava com um melanoma eu tinha pouquíssima informação sobre o que era, por isso eu fiz da minha história e de todos os desafios e vitórias nesta luta contra o câncer uma missão, de ser uma porta-voz para alertar sobre a importância da prevenção, do acompanhamento com um profissional qualificado e do diagnóstico precoce", destaca Manu Berger.
Com ações efetivas e parcerias estratégicas, o projeto Sua Pele é Um Luxo reforça o compromisso de promover saúde e bem-estar, transformando o Dezembro Laranja em uma oportunidade de conscientização e cuidado com a pele.
Outros dados sobre a incidência do câncer de pele no Brasil:
- O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no Brasil, representando 33% de todos os diagnósticos malignos;
- Entre 2013 e 2021, o Brasil registrou pelo menos 205 mil novos casos de câncer de pele;
- Em 2022, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou que o país registrasse 8.980 novos casos de melanoma, sendo 4.640 em homens e 4.340 em mulheres;
- Os estados com mais casos de câncer de pele entre 2013 e 2021 foram: São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina;
- O câncer de pele é curável, principalmente se for detectado precocemente.
Sobre Manu Berger
Empresária catarinense radicada em São Paulo, Manu Berger é especialista em mercado de luxo, palestrante e consultora de negócios. Também é escritora, já tendo lançado dois livros, e CEO de um portal especializado no seu segmento de atuação, o "Info Luxo". Manu é sobrevivente de dois diagnósticos de melanoma, enfrentados aos 25 e 27 anos.
Sobre a Dra. Débora Cadore
Com 20 anos de experiência e reconhecimento internacional, a médica dermatologista Débora Cadore é especialista em Oncologia Cutânea, atua na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele e é membro do Grupo Brasileiro de Melanoma. É fundadora da Cadore Clínica Dermatológica, preceptora na UFSC e referência em ensino médico com a Cadore Academy.
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