|
A HIGRA, empresa gaúcha de tecnologia que atua no desenvolvimento de soluções em bombas hidráulicas, em especialmente as desenvolvidas com tecnologia anfíbia – que funcionam dentro e fora d'água –, aeradores e misturadores para tratamento de efluentes, foi convidada para participar do 2º Seminário de Política Industrial: Indústria Verde – Inovação e Sustentabilidade. O evento é uma realização da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados e acontecerá na casa legislativa, em Brasília/DF, no dia 4 de dezembro.
Na ocasião, o CEO da HIGRA, Alexsandro Geremia, participará do painel "Casos de sucesso no desenvolvimento de soluções verdes, transição energética e descarbonização", apresentando a Usina Compacta de Hidrogeração Anfíbia (UCHA), um sistema de geração de energia elétrica limpa e renovável que funciona por meio do Turbogerador Anfíbio (TGA), uma tecnologia que gera energia a partir do fluxo da água e dos potenciais hidráulicos disponíveis nas redes de abastecimento das cidades. "A água que passa pelo Turbogerador Anfíbio (TGA), tecnologia patenteada pela HIGRA, é utilizada para gerar energia elétrica. Além de ser uma opção ambientalmente sustentável, também é economicamente vantajosa, pois reduz custos substancialmente, graças à otimização dos processos, praticidade de instalação e baixa manutenção", explica Geremia.
Parceria com a SABESP
O encontro, que será aberto à sociedade brasileira, será também palco da apresentação do case concreto realizado em parceria com a SABESP, em São Paulo/SP. A iniciativa contou com a instalação de dez UCHAs nos bairros de Campo Belo, Mogi das Cruzes, Capão Redondo, Itaquera, Mirante, Jardim das Nações (Diadema), Pinheiros, Vila Maria, Vila Sônia e Freguesia do Ó. No total, são gerados 1,44 MW/h, o que abastece o equivalente a mais de 5 mil residências. "Seria uma energia jogada fora", frisa Geremia. Durante o Seminário, o empresário também falará sobre uma parceria realizada com a Águas de Joinville, em Santa Catarina, que possibilitou a instalação de uma UCHA que gera mais de 740 kW/h.
O Seminário acontecerá a partir das 9 horas do dia 4 de dezembro de 2024, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. As inscrições são gratuitas e estão abertas no link.
HIGRA
A HIGRA tem em seu portfólio de produtos as bombas anfíbias como carro-chefe, além de aeradores e misturadores para tratamento de efluentes, bombas submersas, bombas para esgoto e turbogeradores para geração de energia limpa. Todos os produtos da empresa são 100% desenvolvidos internamente. Atualmente, sua sede em São Leopoldo/RS emprega diretamente 115 profissionais.