Página Inicial › Notícias › Saúde ←
A Enf.ª Patrícia Coral, docente do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, aborda as principais dúvidas sobre a enfermidade que acomete milhões de brasileiros
Em SC, em onze meses deste ano foram registrados 623 óbitos em decorrência do câncer de próstata
O câncer de próstata é uma das doenças mais comuns entre os homens em todo o mundo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 71 mil novos casos de câncer de próstata em 2024, sua importância na saúde masculina não pode ser subestimada. Em Santa Catarina, em onze meses deste ano foram registrados 623 óbitos em decorrência da doença. Este número já é maior que nos anos anteriores, com 606 e 542 mortes, respectivamente, em 2023 e 2022. Os dados constam no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).
Como crença de que pode ser curada com remédios caseiros ou que as vacinas são perigosas, há muita desinformação sobre o tema. Esse fator pode levar ao agravamento da doença, à disseminação de falsas curas e à resistência a tratamentos eficazes. De acordo com a enfermeira Patrícia Coral, docente do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Joinville, é fundamental buscar informações em fontes confiáveis, como profissionais de saúde e órgãos oficiais, para tomar decisões seguras sobre a saúde do homem em geral.
"O Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre a saúde do homem, com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento incentiva os homens a procurarem atendimento médico regularmente e a realizarem exames preventivos, como o toque retal e o exame de PSA. O objetivo é reduzir a mortalidade por essa doença, que é um dos tipos de câncer mais comuns entre os homens", alerta.
No contexto do Novembro Azul, a Prof. Patricia Coral, que é especialista em saúde da família, oferece orientações sobre o câncer de próstata, a fim de auxiliar homens a tomar decisões mais conscientes sobre sua saúde, em linha com as recomendações oficiais.
Confira alguns mitos e verdades indicados pela especialista:
Câncer de próstata não afeta homens jovens?
Mito. Embora o risco aumente com a idade, o câncer de próstata pode afetar homens mais jovens. Porém casos diagnosticados em homens na faixa dos 40 anos não são incomuns.
A dieta e o estilo de vida podem influenciar o risco?
Verdade. Um fato pouco conhecido é que a alimentação e à rotina desempenham um papel na redução ou aumento do risco de câncer de próstata. Uma dieta rica em frutas, vegetais e alimentos com baixo teor de gordura animal, juntamente com a prática regular de exercícios físicos, pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver câncer de próstata. Por outro lado, o consumo excessivo de carne vermelha e produtos lácteos com alto teor de gordura pode estar associado a um maior risco da doença. Além disso, a atividade física regular e um peso corporal saudável também podem contribuir para a prevenção da doença.
O câncer de próstata é uma doença rara?
Mito. O câncer de próstata não é raro. Na verdade, é a segunda causa mais comum de câncer entre homens em todo o mundo, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. No Brasil, a estimativa é de que, anualmente, ocorram mais de 65.000 novos casos.
O exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) é um exame de sangue que mede o nível de uma proteína produzida pela próstata.
Verdade. A partir dos 40 anos, especialmente para homens com histórico familiar de câncer de próstata ou afrodescendentes, é recomendado realizar o exame anualmente como forma de rastreamento.
Todos os cânceres de próstata precisam de tratamento imediato?
Mito. Nem todos os cânceres de próstata exigem tratamento imediato. Alguns são de crescimento lento e podem ser monitorados ativamente. O tratamento é decidido com base no estágio e no tipo de câncer.
O câncer de próstata sempre requer tratamento agressivo?
Mito. Nem todos os casos de câncer de próstata requerem tratamento imediato e agressivo. Alguns cânceres de próstata são de crescimento muito lento e podem ser monitorados de perto por meio da vigilância ativa. O tratamento pode ser recomendado apenas quando o câncer mostra sinais de progressão. A abordagem de tratamento dependerá do estágio, grau e tipo de câncer, bem como da saúde geral do paciente.
Histórico familiar pode aumentar o risco?
Verdade. Ter um parente de primeiro grau com câncer de próstata pode aumentar o risco de desenvolver a doença.
Exames de rotina são importantes para diagnóstico precoce:
Verdade. O PSA e o exame de toque retal são ferramentas essenciais para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Exames regulares podem ajudar a identificar a doença em estágios iniciais, quando as opções de tratamento são mais eficazes.
O toque retal é um exame físico realizado pelo médico para avaliar a próstata. Não é necessário realizar o toque retal anualmente para todos os homens.
Verdade. Ele é indicado em casos específicos, como quando o exame de PSA apresenta alterações ou quando o médico suspeita de alguma alteração na próstata.
Sobre a Anhanguera – Fundada em 1994, a Anhanguera oferece para jovens e adultos uma infraestrutura moderna, ensino de excelência e um portfólio diversificado com mais de 47 cursos de graduação presenciais, 43 semipresenciais e 96 na modalidade a distância, além de pós-graduações, cursos livres, profissionalizantes, técnicos, EJA e preparatórios, com destaque para o Intensivo da OAB. Pertencente à Cogna Educação, o mais diversificado e maior grupo educacional do país, a marca está presente em mais de 106 unidades e 1.698 polos em todos os estados brasileiros, atendendo a milhares de alunos por meio de professores especialistas, mestres e doutores. Com o conceito lifelong centric, centrado na aprendizagem em todas as fases do aluno, 91% das instituições possuem notas 4 ou 5 no MEC. Para mais informações das soluções educacionais, acesse o site e o blog.