Orquestra Filarmônica Catarinense leva repertório clássico e regional para a cidade de Alfredo Wagner, com entrada gratuita
Palhoça, 23 de outubro de 2024 — A Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) realiza um concerto especial na Paróquia Bom Jesus, localizada na Igreja Matriz de Alfredo Wagner, nesta sexta-feira, 25, às 19h. Com entrada gratuita, o evento é uma oportunidade única para a comunidade vivenciar a riqueza da música erudita em um ambiente histórico e acolhedor.
O programa da noite promete uma viagem sonora que mistura tradição europeia e regionalidade brasileira. A apresentação abre com "Três Canções do Sul do Brasil", composição de Eduardo Frigatti, que traz uma leitura musical contemporânea inspirada nas tradições do Sul do País. Em seguida, o repertório inclui uma das obras primas do compositor romântico Piotr Ilitch Tchaikovsky, a Serenata para Cordas Op. 48 em Dó Maior, uma obra vibrante e cheia de contrastes característicos da música do mestre russo.
O evento faz parte da missão da OFiC de levar música de qualidade para diferentes regiões de Santa Catarina e promover o acesso à cultura orquestral. A orquestra conta com o incentivo das empresas Ciser, Diamante, Distlé, Engie, Multilog e Portobello, por meio da Lei Rouanet, além do apoio da Fundação Galeto's, Instituto Pedra Branca e Central Floripa.
Sobre a Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC)
Acreditamos que somar é a solução mais inteligente para criar um futuro melhor. Pensando nisso, a OFiC está criando ações que incentivam mais inclusão e sustentabilidade, utilizando a música e as artes como ferramentas para isso.
A Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) nasce com uma proposta revolucionária para disseminar a música de concerto, integrando continuamente ações educativas, sociais e de conscientização ecológica. Além do repertório sinfônico clássico, a OFiC valoriza a prática de música de câmara, com programas musicais diversificados e promove o desenvolvimento abrangente dos músicos.
Inovamos no formato de nossos programas musicais temáticos, envolvendo nossa plateia e convidando os ouvintes a participarem do processo de performance, seguindo o conceito de "musicking". Além disso, valorizamos a formação artística individual dos músicos, oferecendo projetos que incluem oficinas musicais, apresentações solo e em grupos menores, proporcionando um ambiente que incentiva o crescimento artístico.