A cidade do Guarujá conquistou o título da Copa São Paulo, competição reservada que ocorre tradicionalmente no quarto dia da última etapa do Circuito Hang Loose Surf Attack. O evento, que neste ano contou mais uma vez com a apresentação exclusiva da EDP, foi encerrado no domingo, dia 22 de setembro, na Praia de Camburi, com ondas que chegaram a um metro de altura, proporcionando um belo espetáculo de surfe.
Guarujá mostrou grande sincronia entre seus atletas e tirou o título de Praia Grande, campeã de 2023. Ubatuba ficou com o segundo lugar, Praia Grande terminou em terceiro e São Sebastião completou o pódio em quarto.
O dia também contou com o EDP Expression Session, em que os atletas foram desafiados a executar a melhor manobra utilizando pranchas do projeto Desengarrafando Mentes, que reutiliza garrafas PET na confecção das pranchas, promovendo a conscientização ambiental. A melhor manobra foi realizada pelo surfista ubatubense Kailani Rennó.
Também teve a bateria dos presidentes, um duelo homem a homem entre os representantes das associações de São Sebastião e da Praia Grande, Fabiano Ferreira, foi o campeão, deixando o praiagrandense Michael Rodrigues na segunda colocação. A disputa valeu pontuação para o ranking das cidades.
Durante a cerimônia de premiação da Copa São Paulo, também foram anunciados os campeões do Circuito Paulista de Categorias de Base 2024, que representarão a Seleção Paulista em 2025.
Entre as atletas femininas, o destaque foi Carol Bastides, que liderou as categorias Sub 14 e Sub 16. Local da Praia Grande, Carol é bicampeã paulista Sub 14 e tricampeã Sub 12, consolidando-se como uma das grandes promessas do surfe brasileiro.
Na categoria Sub 12, a bertioguense Isabel Meyer foi a líder até a segunda etapa, mas, devido a uma lesão na perna esquerda, não competiu na última fase. Mesmo assim, ela fez questão de participar da cerimônia e sagrou-se campeã paulista.
No masculino, Kailani Rennó brilhou mais uma vez, conquistando o título da Sub 16. O ubatubense tem em seu histórico títulos de campeão nas categorias Sub 10, Sub 12 e Sub 14, repetindo o feito do bicampeão mundial Filipe Toledo, que também começou sua carreira no Circuito Hang Loose Surf Attack.
Outro destaque foi o praiagrandense Vini Palma, campeão da Sub 14, que adiciona mais esse título à sua coleção, que já inclui conquistas nas categorias Sub 10 e Sub 12.
No Sub 12, Theo Baladi, de Maresias, São Sebastião, conquistou seu primeiro título paulista. Theo começou a competir em 2020 e, com apenas quatro anos de carreira, sagrou-se o grande campeão da categoria.
Segundo Marcos Campos, Diretor da EDP São Paulo, o evento está alinhado com os valores da empresa. "Nosso slogan, 'Quando surfamos, escolhemos a terra', reflete o compromisso dos surfistas com a proteção das praias. Estamos muito felizes em participar deste evento, que a cada ano fortalece nossa parceria com a Federação Paulista de Surf. Esperamos continuar essa trajetória de sucesso nos próximos anos", afirmou.
Os líderes do ranking de 2024 garantiram suas vagas na Seleção Paulista 2025, que defenderá a Federação de Surf do Estado de São Paulo no Campeonato Brasileiro de Base.
Zé Paulo, presidente da SPSurf, aproveitou a cerimônia para agradecer a todos os envolvidos. "Gostaria de expressar nossa profunda gratidão aos patrocinadores e apoiadores, em especial à EDP, que acreditam no nosso projeto e no futuro do surfe paulista. E claro, um agradecimento especial aos pais dos atletas, que são os verdadeiros investidores no talento de seus filhos, acompanhando-os em todas as etapas e incentivando seu crescimento no esporte. O sucesso do surfe de base em São Paulo é fruto desse esforço coletivo", destacou.
Sobre a EDP South América
O grupo EDP atua em 30 mercados e está presente em quatro regiões, América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e de hidrogênio verde, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP foi reconhecida mais uma vez como a empresa de energia elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul - Brasil, Chile e Colômbia - a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2024, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.
Sobre a SPSurf
A SPSurf (Federação de Surf do Estado de São Paulo) é uma entidade dedicada ao desenvolvimento e à promoção do surfe no estado de São Paulo, sendo uma das mais tradicionais e respeitadas do Brasil. Seu principal objetivo é fomentar a prática do esporte, desde as categorias de base até o nível profissional, promovendo campeonatos, eventos de formação e iniciativas voltadas para a sustentabilidade e a conscientização ambiental. Com uma trajetória marcada por conquistas e pela revelação de grandes talentos, a SPSurf se mantém como uma referência no cenário do surfe nacional.
Apoio e Realização:
A última etapa do Hang Loose Surf Attack 2024 foi apresentada pela EDP, e contou com os apoios da Sun Tech Grip System, Blocos Keahana, Água Cristal Litoral, Mitto Sucos, Manga Wax, Ymage Impressão Digital, Surf Trunk, 20 Pés, Taitiro's Restaurante, Rochinha Sorvete, Açaí Space, Hyundai, Odara Alfajores, Litoral Atacadista, Sthill, Pulseiras Power Balance, Hotel Camburi e CRS Comunicação. Colaboração: Prefeitura Municipal de São Sebastião, ASSS – Associações de Surf de São Sebastião e Ascam. Divulgação Portal Waves.