No dia 26 de março, o Polo de Inovação do IFSC promove o PoloDay no Câmpus Florianópolis, um evento dedicado à difusão da cultura da inovação e à ampliação das conexões. A programação é voltada tanto para pesquisadores e gestores do IFSC, como também para estudantes que já atuam no Polo como bolsistas, empresários e representantes de organizações externas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do evento.
Na parte da manhã, a proposta é que pesquisadores do IFSC e gestores dos câmpus e da Reitoria discutam sobre o funcionamento do Polo de Inovação na perspectiva de ampliar as possibilidades de captação e execução de projetos de PD&I. Já no período da tarde, empresários, bolsistas e representantes de organizações externas estão convidados para palestras que buscarão contribuir para a difusão da cultura da inovação e para a divulgação das oportunidades de realização de projetos conjuntos entre IFSC e outros atores dos ecossistemas de inovação. Entre os palestrantes, estão o diretor do polo de Inovação do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Tarique da Silveira Cavalcante, e o diretor de Operações da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Marcelo Prim.
Para mais informações sobre o PoloDay, acesse https://eventos.ifsc.edu.br/poloday2024/.
Sobre o Polo de Inovação do IFSC
O Polo de Inovação é uma unidade administrativa, vinculada à Reitoria, especializada na prospecção, contratação e gerenciamento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) em áreas de competência específicas.
Desde 2018, o IFSC conta também com uma unidade da Embrapii. Instalada no Câmpus Florianópolis, a unidade faz parte do Polo de Inovação do IFSC e atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas.
A Embrapii atua para conectar as empresas e as instituições de pesquisa e inovação, com foco no compartilhamento do risco na fase pré-competitiva da inovação. Ao compartilhar riscos em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com as empresas, a Unidade Embrapii facilita ao setor industrial empreender e inovar por meio de parcerias público-privadas. Os projetos podem ser negociados pelas empresas diretamente com a unidade, a qualquer momento, sem esperar um edital.
Para acessar esse serviço, é preciso apresentar um desafio tecnológico em fase pré-competitiva que possa encontrar solução nas competências da Unidade Embrapii e dispor de contrapartida financeira mínima ao projeto de PD&I, negociável, conforme o porte e ramo empresarial, entre outros fatores. As empresas devem participar financeiramente com pelo menos um terço do valor total do projeto.
Exemplos de projetos desenvolvidos pelo Polo de Inovação do IFSC:
Carro híbrido: versão híbrida do Kwid, considerada pela Renault o primeiro construído no mundo. A tecnologia permite a conversão do modo combustão para o elétrico.
Primeiro drone multirotor do país capaz de voar até duas horas: aeronave remotamente pilotada, resultado de uma parceria do IFSC com a empresa Global Drones