Surfistas paulistas garantem mais seis pódios em Miraflores, Peru. O evento segue agora para o Equador, com a quinta etapa.
O Semillero Olas Pro Tour, o mais prestigioso evento de surf nas categorias de base da América Latina, concluiu com sucesso sua quarta edição nos dias 9 e 10 de fevereiro, na deslumbrante Praia Redondo, em Miraflores, Peru. Este evento reúne talentosos surfistas juvenis do Peru, Equador, Chile, Nicarágua, Colômbia, Venezuela, Argentina e Brasil, proporcionando uma plataforma emocionante para exibir suas habilidades nas ondas e um forte intercâmbio.
Os atletas brasileiros mais uma vez demonstraram comprometimento e impressionaram espectadores e competidores. Destaque para o potiguar radicado no Guarujá, São Paulo, Matheus Jhones, que vem consolidando sua posição de invicto até o momento no Semillero Olas Pro Tour, ao garantir a única vitória brasileira nesta edição na Categoria Sub 12. Esta é sua segunda vitória consecutiva neste circuito, enquanto também alcançou um justo terceiro lugar na Categoria Sub 14.
Nicolas Oliveira (SP), outro que merece destaque, foi líder nas duas primeiras etapas na Categoria Sub 14, manteve seu desempenho consistente, e garantiu o segundo lugar nesta etapa. Outro paulista, Raoni Rodrigues, exibiu muita técnica nas manobras, assegurando um respeitável terceiro lugar na Categoria Sub 12.
O carioca Nathan Hereda conquistou a quarta posição na Sub 18 e um terceiro lugar na Sub 16, demonstrando foco em diferentes categorias. O catarinense Guilherme Goulart segue adiante com o segundo lugar na Sub 10.
As talentosas surfistas femininas do Brasil também deixaram suas marcas no evento: a jovem do Rio de Janeiro Lanay Thompson alcançou uma sólida quarta colocação na Sub 14, exibindo seu compromisso no campeonato e Maria Chuquer, representando São Paulo, após uma vitória na etapa passada, impressionou com duas colocações no pódio, foi quarta colocada na Sub 12 e vice-campeã na Sub 10. Seu desempenho consistente só cresce a cada competição que participa.
"O Semillero Olas Pro Tour 2024 está sendo mais que uma competição; é um grande intercâmbio cultural e gastronômico, além de uma celebração do talento, dedicação e paixão pelo surf juvenil na América Latina. Até o momento só tenho a parabenizar a todos os competidores, treinadores e apoiadores por tornar este evento tão memorável e inspirador", ressaltou Roberto Muelas, idealizador do Semillero Olas Pro Tour 2024.
O Semillero Olas Pro Tour 2024 tem uma premiação de 70 mil dólares dividida em 10 mil por etapa e é entregue para os quatro primeiros colocados das categorias Sub 14, Sub 16 e Sub 18 (masculino e mulheres). Para o 1º lugar: $ 1.000 dólares; 2º lugar: $ 400 dólares; 3º lugar: $ 200 dólares e 4º lugar: $ 100 dólares. Vale ressaltar que as categorias Sub 10 e Sub 12 não receberão premiação em dinheiro, serão premiadas com pranchas e Wetsuits.
Além da premiação, os campeões do Circuito Internacional Olas Pro Tour 2024 farão uma viagem a Viana do Castelo e Ericeira, em Portugal, e assim competir em um pequeno evento, conhecendo a cultura do surf e a gastronomia do local. O objetivo é manter vivo o intercâmbio esportivo, cultural e gastronômico entre os atletas.
Os interessados ainda podem se inscrever pelo site www.olasprotour.com. O evento pretende reunir os melhores atletas de categorias de base da América Latina entre 8 e 17 anos e onze meses disputando nas categorias Sub 10, Sub 12, Sub 14, Sub 16 e Sub 18. A última etapa, sétima, será no Brasil com apoio da Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf).
O Semillero Olas Pro Tour contou com transmissão ao vivo e participação do presidente da Federação de Surf do Estado de São Paulo, Zé Paulo, do idealizador do campeonato, Roberto Muelas, além de comentários de Felipe Rodriguez e Carolina Thun.
O Circuito conta com os patrocínios das empresas Green Initiative, Alto Perú, World Surf Cities Net Work e Oakberry, além dos apoios de marcas importantes como Hunt, Zig Zag, Spondylus, Donofrio, Cala, Sun Bum, Imaco, Klimax Surfboards, Sunset Board, Huntington e Inkawasi.