Nikolas Oliveira - Foto Divulgação
A próxima etapa, segunda no calendário, também acontecerá no Chile, entre 26 e 27 de janeiro, na Praia La Isla. A última etapa do circuito será no Brasil, em ondas paulistas, na Praia de Camburi, que contará com apoio da SPSurf
Cinco talentosos surfistas brasileiros, quatro homens e uma mulher, exibiram um desempenho notável na primeira etapa do Semillero Olas Pro Tour 2024, realizada entre os dias 21 e 22 de janeiro em Arica, na Praia Las Manchas.
O local de Ubatuba, o jovem de 14 anos, Nicolas Oliveira, foi um deles e garantiu a vitória na final da Sub 14, ao vencer o peruano Cristobal Caballero e dois chilenos, Romano Menuchetti e Noah Philips. Na Sub 16, o paulista Nicolas finalizou na terceira posição. A categoria foi vencida pelo chileno Pascual Ilonens, seguido pelo brasileiro, do Rio de Janeiro, Natan Hereda, e na quarta posição o argentino Thiago Passeri.
"Estou muito feliz pelos resultados obtidos nesta primeira etapa. Agora, é não perder o foco e partir para as demais. Como disse antes, o meu objetivo é ganhar o ranking em alguma das categorias que estou competindo que são Sub 14 ou Sub 16", disse Nicolas.
O Brasil também esteve presente nas categorias Sub 12 e Sub 10. Na Sub 12 o carioca Cauã Diniz finalizou com a segunda posição e na Sub 10 vitória do catarinense Guilherme Goulart.
Entre as mulheres, Sarah Ozorio, do Rio de Janeiro, não conseguiu pódio, a jovem surfista foi desclassificada nas semifinais do Sub 16 e Sub 18. No total são 14 talentosos surfistas brasileiros, sendo 11 homens e três mulheres, desses quatro são atletas paulistas, que competirão nas sete etapas que compõem o Semillero Olas Pro Tour 2024.
Os representantes brasileiros demonstraram habilidades excepcionais nesta primeira etapa nas ondas desafiadoras do Chile, e conquistaram ótimas colocações, além dos pódios expressivos. "Destacamos com orgulho a vitória no nosso atleta de São Paulo, Nicolas, além das brilhantes conquistas dos demais atletas brasileiros, com medalhas de ouro, prata e bronze destacando a participação do Brasil no evento", disse Zé Paulo, presidente da Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf).
"Parabenizamos esses surfistas notáveis por sua dedicação, talento e pelos resultados impressionantes que elevaram a bandeira brasileira no Semillero Olas Pro Tour 2024. A presença marcante deles solidifica este que é um dos principais circuitos de categorias de base da América Latina", ressaltou o organizador do circuito, o peruano Roberto Muelas Meza, que é um dos diretores do Olas Pro Tour.
A grandiosa premiação de 70 mil dólares dividida em 10 mil por etapa é entregue para os quatro primeiros colocados das categorias Sub 14, Sub 16 e Sub 18 (masculino e mulheres). Para o 1º lugar: $ 1.000 dólares; 2º lugar: $ 400 dólares; 3º lugar: $ 200 dólares e 4º lugar: $ 100 dólares. Vale ressaltar que as categorias Sub 10 e Sub 12 não receberão premiação em dinheiro, serão premiadas com pranchas e Wetsuits.
Além da premiação, os campeões do Circuito Internacional Olas Pro Tour 2024 farão uma viagem a Viana do Castelo e Ericeira, em Portugal, e assim competir em um pequeno evento, conhecendo a cultura do surf e a gastronomia do local. O objetivo é manter vivo o intercâmbio esportivo, cultural e gastronômico entre os atletas.
Os interessados ainda podem se inscrever. As inscrições são feitas pelo site www.olasprotour.com. O evento pretende reunir os melhores atletas de categorias de base da América Latina entre 8 e 17 anos e onze meses, com transmissão ao vivo, disputando nas categorias Sub 10, Sub 12, Sub 14, Sub 16 e Sub 18.
O Circuito Latino-americano Semillero Olas Pro Tour 2024 conta com os patrocínios das empresas Green Initiative, Alto Perú, World Surf Cities Net Work e Oakberry, além dos apoios de marcas importantes como Hunt, Zig Zag, Spondylus, Donofrio, Cala, Sun Bum, Imaco, Klimax Surfboards, Sunset Board, Huntington e Inkawasi.