Neste sábado (21), ocorrerá a III Mostra de Tecido Acrobático - Ubuntu, no Espaço Dunas, na praia de Itapirubá, em Imbituba. A temática é inspirada na filosofia africana Ubuntu, que significa "Eu sou porque você é" e ganhou um simbolismo importante na África do Sul durante o período de segregação racial.
Ubuntu era um conceito para um ideal de união entre negros e brancos e mesmo entre negros de diferentes comunidades. Sabemos que na vida real não é fácil reproduzir ideais, por mais bonitos que sejam, e que a realidade no pós apartheid foi bastante complicada, são feridas que até hoje sangram na sociedade mundial em forma de preconceitos.
Ubuntu nos convida a repensar nossas ações no dia-a-dia, nossas relações tão divididas, fragilizadas, polarizadas com doutrinas e dogmatismos.
No espetáculo, a trilha sonora será composta por cantores e cantoras africanas de diferentes regiões da África, como Costa do Marfim, Zimbábue, Gâmbia, Mali e Uganda. Artistas que usam seu poder de influência para dar voz e atuar em causas humanitárias em prol da descolonização da educação e valorização da identidade africana.
O evento contará, ainda, com apresentação de maculelê, uma dança afro-indígena-brasileira, feira de artesanato, música e gastronomia. O horário de início está marcado para as 16h, e a entrada é "ao chapéu" - ou seja, o valor da contribuição é decidido pelos visitantes.
Mais informações no Instagram @dunasitapira.