- Tipo de câncer é o terceiro mais frequente no país;
- Casos da doença estão aumentando entre os jovens;
Com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) de 45.630 novos casos a cada ano entre 2023 e 2025, o câncer colorretal já conta com avanços no tratamento. "As novidades no tratamento deste tipo de câncer estão relacionadas ao uso da imunoterapia, que traz excelentes resultados, principalmente comparada à quimioterapia e quando indicada corretamente", afirma o médico oncologista Dr. Lucas Espíndola, da Oncoclínicas na Grande Florianópolis. A imunoterapia pode ser uma alternativa para fases tanto precoces, quanto nas mais avançadas da doença. "O tratamento deve considerar não apenas o diagnóstico, mas também a origem da doença em ocorrências familiares".
Os principais sintomas são fezes cada vez mais finas e/ou que apresentem sangue, dificuldade progressiva para evacuar, dor e distensão na barriga. O Dr. Espíndola informa que, infelizmente, cada vez mais o diagnóstico chega para pacientes mais jovens, por volta dos 40 anos. As causas ainda são bastante discutidas. No entanto, provavelmente trata-se de uma combinação de dieta rica em conservantes, gorduras saturadas e outros alimentos não saudáveis, além do sedentarismo.
De acordo com o oncologista, o rastreamento é indicado a partir dos 45 anos de idade por meio de colonoscopia. "Esta idade deve ser reduzida se houver familiares com câncer de cólon antes dos 55 anos ou com câncer relacionado a síndromes genéticas, algo que requer testagem genética", complementa.
Prevenção
Além de realizar a colonoscopia na idade indicada, o Inca destaca que os cânceres de cólon e reto apresentam alto potencial para prevenção primária. Por isso, as pessoas devem manter hábitos de vida e alimentação saudáveis e praticar exercícios físicos já que os principais fatores de risco estão associados ao comportamento, como sedentarismo, obesidade, uso regular de álcool e tabaco e baixo consumo de fibras, frutas, vegetais e carnes magras.
Sobre a Oncoclínicas SC
Em Santa Catarina, o Grupo Oncoclínicas e a Unimed Grande Florianópolis (UGF) atuam em parceria através de um centro voltado ao tratamento integrado do câncer. Localizada no Centro da Capital, a estrutura de 700 m² oferece atendimento clínico e ambulatorial em oncologia, hematologia, oncogenética, psicologia, nutrição e cuidados continuados. O espaço reúne cinco consultórios clínicos multidisciplinares, sala de emergência, farmácia e enfermagem clínica, além de salas individuais de infusão, tendo capacidade de realizar mais de 800 atendimentos por mês.
Sobre o Grupo Oncoclínicas
A Oncoclínicas - maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina - tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.600 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 134 unidades em 35 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.
Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos no acesso ao tratamento oncológico, realizando mais de 500 mil procedimentos no último ano (2022). É parceira exclusiva na América Latina do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MEDSIR, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer. A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional.