Com a finalidade de apresentar à comunidade os resultados do projeto ConverTE e as bancadas de treinamento em mobilidade elétrica, recebidas em julho passado, acontece até sexta-feira (15), no hall do Câmpus Florianópolis, a Exposição do projeto P&D ConverTE.
Em três anos de desenvolvimento do projeto, foram realizadas quatro conversões de veículos a combustão para elétricos: o Zoe, utilizado pelos três poderes de Santa Catarina: Assembleia Legislativa, Poder Judiciário, e Reitoria do IFSC; o Kwid; a Fiorino, primeiro carro a ser convertido, e a Strada.
As bancadas de treinamento em mobilidade elétrica, únicas no Brasil, também fazem parte da exposição, permitindo aos presentes conhecer toda a sistemática de funcionamento dos veículos convertidos.
Fase II
Devido à atuação e engajamento do projeto, tanto em questões acadêmicas, como em retorno de conhecimento e desenvolvimento para a sociedade, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a segunda etapa, ou seja, o Converte II, que será realizado entre 2024 a 2026. “No total, o projeto trouxe e trará ao IFSC R$ 13 milhões em investimentos até 2026”, revela o coordenador Adriano Bresolin.
Segundo ele, nesta nova fase do projeto, serão feitas conversões de veículos comerciais de grande porte: em camionetes de manutenção elétrica da Celesc e dois veículos de transporte tipo Ducato e Expert.
A exposição, até sexta-feira (15), está aberta ao público.