Com inscrições agendadas para o período de 21 de agosto a 12 de setembro, a segunda turma 2023 do curso de qualificação profissional de Soldagem básica do Câmpus Florianópolis terá seleção por sorteio em 14 de setembro para preenchimento das 16 vagas oferecidas. A proposta do curso foi a de oferecer aos participantes a oportunidade de tomarem contato com os fundamentos da soldagem com eletrodo revestido, um processo muito presente na prestação de serviços e na indústria de fabricação mecânica.
A oferta do FIC “Soldagem Básica” tem dois objetivos principais por parte do Departamento Acadêmico de Metalmecânica. “O primeiro deles foi a proposta de ofertar formação profissional básica para que os concluintes após o contato com a área tivessem o interesse despertado para o prosseguimento dos estudos nos eixos formativos oferecidos pelo departamento. O segundo objetivo foi a oferta de cursos de curta duração nos quais as competências desenvolvidas viessem a auxiliar os concluintes na geração de renda complementar”, destaca o professor Julio Cezar Barcellos da Silva.
A primeira edição desse ano aconteceu de 25 de abril a 5 de julho, e contou com 112 inscrições dirigidas para as 16 vagas disponíveis. O curso, com carga horária de 80 horas e ofertado no período noturno, foi realizado nos laboratórios de soldagem, metrologia, materiais e máquinas operatrizes. Nesses laboratórios os estudantes receberam orientações sobre desenho técnico mecânico, instrumentos de medição utilizados na soldagem, características e aplicações de diferentes materiais metálicos, além, é claro, dos conhecimentos específicos sobre a técnica operatória utilizada na soldagem com eletrodo revestido. Os participantes também tiveram um momento de estudo sobre ética e cidadania.
A condução e organização do curso ficaram sob responsabilidade dos professores Fernando José Fernandes Gonçalves e Julio Cezar Barcellos da Silva. Também colaboraram no curso os professores Norberto Moro, Luciano Amaury dos Santos e Marcelo Schlickmann. O curso foi concluído com êxito por 14 alunos: Aline Oliveira Gavião, Bruno Cesar Bortolotti, Cristian Alexandre Bizerra da Silva, Ederson Dantas de Almeida, Graziela Jeronimo Kuckert, Helder Florentino da Silva, Hermogenes Brito da Fonseca Neto, Isaias Varani Matos, José Carlos Dias, Lucas França Mendes, Marcus Vinicius Souza Martins, Natália Paixão de Castro, Nelson Marcelino Machado Filho, e Samuel Kuctscher Parrella.