Com oficinas gratuitas e apresentações abertas ao público, tradicional evento celebrará o Dia Nacional do Circo
Um fim de semana mágico, com muitas oportunidades para crianças, adolescentes e adultos se divertirem e se desafiarem no aprendizado de diferentes modalidades circenses, além de assistirem a performances artísticas impressionantes – e tudo isso, de graça. Assim será o 4º Encontro de Circo de Imbituba, que ocorrerá no próximo fim de semana, dias 25 e 26 de março, no Espaço Cultural Mandala (Rua do Palmiteiros, s/n), na Praia do Rosa.
Ao todo, serão 11 oficinas abertas ao público. A grande maioria delas é voltada a pessoas sem experiência nas artes circenses, permitindo que todos os visitantes se experimentem em equipamentos como lira e tecidos acrobáticos ou nas técnicas de palhaçaria e malabares, por exemplo. Para as crianças, há opções como esculturas com balões e, ainda, uma vivência de circo em família, que inclui pais ou responsáveis em uma atividade lúdica e compartilhada. Para se inscrever nas oficinas, basta comparecer ao local 30 minutos antes do horário da atividade. A programação pode ser conferida pelo link encontrodecirco.com.br.
As apresentações de shows artísticos serão realizadas a partir das 19h30 de sábado (dia 25), com classificação livre e entrada franca. Entre as atrações, estão números de acrobacias aéreas e de solo, mímica, malabarismo e palhaçaria. Para assistir ao espetáculo, basta comparecer ao local, não sendo necessário reservar com antecedência.
Mais informações podem ser obtidas no site encontrodecirco.com.br ou pelo Instagram @companhiamandala.
O 4° Encontro de Circo de Imbituba é uma realização da Companhia Mandala de Arte Circense com apoio da prefeitura de Imbituba, Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte, via Superintendência de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PROCULT nº 01/2022. Incentivador cultural: Fertisanta Semeando Desenvolvimento.
O Dia Nacional do Circo
O evento será uma celebração ao Dia Nacional do Circo, comemorado em 27 de março. A data foi escolhida em homenagem a Abelardo Pinto, o palhaço Piolin, que nasceu em 27 de março de 1897 e encantou diversas gerações que passaram por seu circo entre as décadas de 1920 e 1970. Nele, Piolin esteve à frente de mais de 450 comédias de picadeiro, contribuindo sobremaneira não só com o circo brasileiro, mas também com a cultura do país.
Sobre a Mandala
A Mandala Companhia Circense foi fundada em 2013, com o objetivo de desenvolver projetos de acesso à cultura circense através de aulas, oficinas, eventos, shows e atividades culturais, promovendo o desenvolvimento artístico, cultural e educacional de crianças, adolescentes e adultos.