O Instituto Chico Mendes realizou na última sexta (27/10), no Gaia Village, em Garopaba, o I Workshop de pesquisadores na APA da Baleia Franca. A oficina, facilitada pela consultora Deisiane Delfino, reuniu acadêmicos, mestres e doutores que realizaram pesquisas na unidade de conservação (UC) nos últimos 5 anos.
A atividade faz parte do processo de construção do Plano de Manejo da APA da Baleia Franca e deve nortear a discussão de normas de uso e zonas da UC. Durante a manhã foi feito um levantamento dos estudos realizados e das lacunas existentes na produção científica realizada na APA. No período da tarde, os pesquisadores apontaram nos mapas as áreas ambientalmente sensíveis da unidade.
Os resultados irão balizar as oficinas setoriais que iniciam neste mês de novembro, que devem propor as normas de uso e o zoneamento da APA, e serão realizadas com os atores sociais dos diversos segmentos sociais que utilizam de alguma forma o território. O processo tem como objetivo, respeitada a legislação ambiental, embasar a construção de pactos sociais para garantir um futuro sustentável para o território.
Para o chefe da APA da Baleia Franca, Cecil Barros, “O debate com os pesquisadores foi mais um passo importante dado dentro do Plano de Manejo, que qualifica ainda mais a caracterização da Unidade, identificando aquelas áreas, ambientes ou espécies que necessitam de atenção especial de todo o território, também apontando lacunas de conhecimento que precisam ser preenchidas para uma maior proteção destes ambientes”.
Texto: Chistian Dietrich