Bactéria decompõe completamente o plástico usado nas garrafas pet. Descoberta é revolucionária para o problema do lixo no mundo.
Cientistas japoneses anunciaram a descoberta de uma bactéria capaz de decompor completamente o polietileno tereftalato -- o plástico do qual são feitas as garrafas PET, um dos problemas mais graves de poluição no planeta.
O microrganismo, que oferece uma perspectiva mais viável para tratar o acúmulo desse material no ambiente, foi encontrado em uma usina de reciclagem de lixo. A bactéria, batizada deIdeonella sakaiensis, se alimenta quase que exclusivamente de PET.
Segundo os cientistas, a descoberta é de certa maneira surpreendente, porque a bactéria aparenta ter adquirido a capacidade de degradar esse tipo de plástico em um processo que durou poucas décadas. Na escala da evolução biológica, é um piscar de olhos.
O problema causado pelas Garrafas não é novidade mas vem se agravando a cada ano e a cada lançamento de bebidas e alimentos com embalagem de material plastico.
Muito tem se feito em busca de um Mundo Melhor, com menos lixo, menos produção de lixo e mais atenção com este material no meio Ambiente.
Lute para proteger a natureza, não aceite que o lixo tome conta da sua rua, da sua vida, tenha cuidado com ele, ele pode ser seu maior problema no futuro.