A lavagem ecológica começou na década dos ’90, como alternativa a lavagem tradicional visando a crise de recursos naturais que começava a preocupar. E chamado também de lavagem a seco já que na lavagem tradicional feita nos lava-jato, é utilizada em media 500L de água por carro, enquanto na lavagem a seco ou lavagem ecológica só é utilizado em media de médio litro de água por carro.
Na lavagem ecológica, a combinação “água + xampu + esfregação” é substituída por ceras biodegradáveis, que agem sobre a sujeira deixando-a em “suspensão” através da formação de uma película. A mesma é removida posteriormente com panos de microfibra sem necessidade de “esfregar” a superfície, evitando-se assim os normais arranhões que as lavagens convencionais provocam nas atuais pinturas automotivas.
A microfibra faz parte das mais avançadas inovações tecnológicas no ramo têxtil e pode se dizer também que é reconhecida como um dos melhores produtos de limpeza do nosso século. O Pano de Microfibra, utilizado na lavagem ecológica, é um tecido composto de fios de poliéster 100 vezes mais finos que o cabelo humano. A estrutura ultrafina e o corte transversal das fibras de poliéster dotam o tecido de uma capacidade especial de limpeza, fazendo com que o mesmo tenha um efeito de micro raspagem, porém sem riscar a superfície que está sendo trabalhada.
As ceras utilizadas permanecem na pintura dando brilho nos carros por aproximadamente 15 dias e fornece uma maior proteção contra os agentes daninhos do ambiente, como maresia, areia, terra, insetos, etc.