Página Inicial › Notícias › Saúde ←
Dispositivo que precisava ser substituído em torno de 5 anos passa a ser recarregável e pode durar até 15 anos
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 200 mil pessoas convivem com a doença de Parkinson no Brasil, mais comum em pacientes a partir da quinta década de vida. Felizmente, o tratamento para os sintomas motores que acompanham a doença já avançou no Brasil. Hoje, com a ajuda da tecnologia, pessoas que antes apresentavam alterações de movimento, como rigidez e até mesmo tremores, conseguem se beneficiar com essa terapia.
A empresa americana Medtronic, pioneira na terapia DBS (do inglês Deep Brain Stimulation, estimulação cerebral profunda) desenvolveu uma nova tecnologia - o Percept RC, semelhante a um marca-passo, que entrega pequenos estímulos elétricos em regiões específicas do cérebro. Esta tecnologia é a única no mercado nacional capaz de identificar os sinais cerebrais chamados de Local Field Potencial e, a partir dessa identificação, auxiliar o médico nos ajustes da terapia, para um tratamento mais personalizado.
Esta nova tecnologia, já disponível no dispositivo Percept PC, aparece agora associada à novidade do dispositivo ser recarregável, passando a ter duração superior a 15 anos. A aplicação no paciente ocorre por um procedimento minimamente invasivo no cérebro, com alta, na maioria dos casos, em até 24h. Na versão anterior, era preciso fazer um novo procedimento cirúrgico com maior frequência para substituir o dispositivo que durava em média 5 anos.
Ele ainda é o único no país compatível com a ressonância magnética de 3 tesla, exame de diagnóstico por imagem que utiliza o campo magnético mais intenso. Ou seja, não limita o acesso do paciente a nenhum tipo de ressonância.
A nova tecnologia, capaz de registrar cronicamente os sinais cerebrais, recebeu o nome de BrainSense™, oferecendo informações baseadas em dados sobre a condição do paciente, dentro e fora da clínica, possibilitando que o médico adapte a terapia DBS à evolução das necessidades dos pacientes.
De acordo com o Dr. Murilo Marinho, neurocirurgião funcional da Rede D'Or São Luiz em São Paulo, o tratamento da doença de Parkinson, independente da sua fase, requer um cuidado multidisciplinar, preferencialmente realizado por uma equipe especializada. Segundo o médico, não há dúvidas de que a combinação entre medicamentos adequados, atividade física, uma boa reabilitação quando necessária e o tratamento cirúrgico, em casos muito bem selecionados, permite que esses pacientes recuperem uma boa qualidade de vida. Ele ainda reforça que a indicação da cirurgia para doença de Parkinson pode ocorrer a partir do momento em que os remédios não conseguem por si só controlar os sintomas da doença, ou até mesmo apresentam efeitos colaterais como as discinesias, que nada mais são do que movimentos involuntários. Nesse caso, o paciente é avaliado por uma equipe multidisciplinar para saber se está apto ou não a passar pela cirurgia para receber a terapia DBS com o Percept RC.
O procedimento é recomendado para casos em que o uso da medicação não proporciona o controle adequado dos sintomas ao longo do dia, intercalando períodos de bom controle com períodos cada vez mais frequentes e longos em que sintomas como rigidez, lentidão e tremor se apresentam. De modo a assegurar a segurança do paciente, as condições clínicas para que ele possa se submeter a um procedimento neurológico serão avaliadas, existindo, no entanto, poucas contraindicações como por exemplo distúrbios de coagulação.
Para o médico, a entrada do gerador da família Percept RC é uma verdadeira vitória para a saúde do país. "Em um mês dedicado à conscientização sobre a doença de Parkinson, comemorar um avanço tecnológico é uma vitória para a saúde do Brasil. O gerador não apenas estimula as atividades elétricas cerebrais, mas também é capaz de registrar a atividade eletrofisiológica patológicas associada à doença. Isso permite ajustes mais precisos no tratamento, oferecendo aos pacientes uma experiência personalizada, longevidade no controle dos sintomas da doença de Parkinson e uma qualidade de vida significativamente melhor. O dispositivo é o menor da categoria e é compatível com a estimulação adaptativa, tratamento mais inovador do mercado, porém, disponível apenas na América do Norte, Europa e Ásia. Mas logo deve chegar ao Brasil e o Percept RC é totalmente compatível com a inovação" conclui o neurocirurgião.
Saiba identificar os sintomas cardinais da Doença do Parkinson:
O especialista alerta para os sintomas que podem ser indícios da doença de Parkinson e reforça que, ao identificar os sinais abaixo, o paciente deve procurar imediatamente um especialista: