Evento será presencial, com o tema “Literatura e(m) Movimento
A 5ª edição da Garopa Literária será realizada de 22 a 25 de novembro de forma presencial, nas dependências do Câmpus Garopaba do IFSC.
O evento conta com palestras, espetáculos teatrais, oficinas, exposições, exibição de documentário, mostra de talentos, entre outras atrações. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade acadêmica e comunidade externa.
O evento é coordenado pelo Núcleo de Cultura e Arte (Nuca) do Câmpus faz parte do Didascálico – Mostra de Arte e Cultura no IFSC, tendo como tema “Literatura e(m) Movimento”.
A abertura será dia 22 de novembro, às 19h, no Centro Multiuso, com a palestra “A Literatura como Direito de Todas as Pessoas”, com Sara Wagner York e Valéria Lourenço. Sara Wagner York é mestre e doutoranda em Educação e professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Valéria Lourenço é escritora e professora do Instituto Federal do Ceará (IFC) e mestra em Cartografia Social e Política da Amazônia.
No encerramento, dia 25, às 17h30, será realizada a Mostra de Talentos, com a participação de servidores e estudantes, individual ou em grupo.
As oficinas de “Dançaterapia”, com Fernanda Vianna, e “Palavra – Ação – experimentações da linguagem na experiência”, com Ines Saber. Para esta atividade, será necessário fazer inscrição no site do evento.
-> Veja a programação completa e currículo dos palestrantes no site do evento
Teatro Vida no Mar
Uma das atrações da Garopa Literária será o ensaio aberto do espetáculo teatral “Vida no Mar”, que faz parte do Projeto Arte Educação do Câmpus Garopaba, dia 25, às 16h.
O projeto Arte Educação é um projeto de Extensão desenvolvido pelo Câmpus Garopaba desde 2014 com o objetivo de valorizar a arte e a cultura da região. Conta com a participação de servidores, estudantes e comunidade externa nas mais diversas expressões artísticas, como dança, poesia, desenho, teatro e canto.
A peça “Vida no Mar” foi elaborada pelos próprios participantes, sob a direção de Jefe Vargas e da professora de Artes do Câmpus Garopaba Mariana Reis Leal Fernandes.
A coordenadora do projeto, professora Sandra Beatriz Koelling, conta que o roteiro inicial foi fornecido pela bióloga do Projeto Cetáceos Milene Novais e adaptado para uma nova versão em que são utilizados como ferramentas o corpo e as ideias dos atores, que são estudantes do IFSC e de escolas da região de Garopaba e Imbituba. “O figurino será simples, confeccionado pelos próprios participantes, pois o foco da peça será a atuação das personagens”, explica a professora.
-> Acesse o site da 5ª Garopa Literária e saiba mais
-> Acesse o Instagram do evento
Para mais informações, entre em contato com a Coordenadoria de Jornalismo pelo e-mail: jornalismo@ifsc.edu.br ou pelo celular (whatsapp) (48) 99940 0162.
|